ZEN...

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

“Quando alguém adoece no Siam, a primeira coisa que faz é buscar ajuda para que seu corpo todo, seja pisoteado, esticado e moldado por alguém habilitado”. Simon de La Bouvére.

O budismo chegou à Tailândia em uma época muito remota. Antes mesmo do início do calendário gregoriano, monges vindos da Índia trouxeram a filosofia budista às terras do reino da Tailândia. Levaram consigo o conhecimento herdado de um homem chamado Jivaka Kumar Bhaccha, em tailandês ficou conhecido como Shivago Komarpaj. Shivago, foi considerado um homem santo por seus conhecimentos sobre yoga, massagem, ervas curativas, pontos energéticos indianos denominados marmas e reflexologia que ajudaram muitos outros monges e o próprio Buda.
Shivago nasceu em Rajagriha, antiga capital do Magadha, na Índia e estudou em Taxila, hoje, uma cidade anexada ao Paquistão. Era um conhecedor da medicina indiana ayurveda, um monge da comunidade de Sidarta, o Buda, e médico pessoal do “desperto”. A ordem de monges e monjas, à qual fazia parte Shivago, migrou da Índia em aproximadamente 300 a.C. para os países vizinhos do extremo oriente, com o objetivo de difundir a religião do budismo e ele ficou conhecido na história da Tailândia por ter sido o fundador da medicina tailandesa.
A medicina tailandesa apresenta quatro ramos curativos: medicina à base de ervas, medicina nutricional, práticas espirituais e medicina manual ou massagem. A massagem recebe um nome oriundo da língua sânscrito Purana, Nuad Borarn. Nuad significa massagem e Borarn antiga ou sagrada. Shivago Komarpaj introduziu a antiga massagem na cultura tailandesa influenciando-a pela filosofia espiritual do budismo theravada.
A prática da massagem thai yoga se desenvolveu dentro dos templos e por muitos anos sua prática ficou restrita a eles. Historicamente os monges são respeitados não somente por terem sidos os detentores do conhecimento religioso, mas também por suas habilidades em curar. Os templos eram centros de ensino da religião, da astrologia e da medicina. E, foi em um templo que os registros sobre thai yoga massagem foram imortalizados após diversas guerras e a invasão birmanesa na Tailandia.
Em 1782, o rei Rama I, visando proteger o reinado de futuras invasões, transferiu a capital de Ayutthaya para Bangkok. Na época, Bangkok era mais conhecida como Krung Thep, “A cidade dos anjos”.
Rama I ordenou a restauração do templo chamado Wat Photharam, conhecido atualmente como Wat Pho, para que ele recebesse documentos históricos, manuscritos sagrados, fórmulas herbáceas, descrições de thai yoga massagem e seus canais de energia e imagens de Buda resistentes à ocupação birmanesa. No pátio, o Rei ordenou a construção de oitenta esculturas em argila demonstrando posições de yoga. 
De acordo com a filosofia thai, tudo o que existe no mundo é composto por quatro elementos: Terra, Água, Vento e Fogo. Nos estados de normais, saudáveis e de harmonia, estes elementos encontram-se em equilíbrio. Em desequilíbrio geram doença. A filosofia thai adota ainda a teoria indiana dos doshas que se relaciona com os quatro elementos na sua formação. Os doshas são três: Vatta, Pitta e Kapha. Vatta é o vento. Pitta, fogo e Kapha a união de água com a terra.
O dosha vatta é o que mais influência a thai yoga massagem. As pressões lentas, rítmicas e compressões profundas visam influenciar vatta circulante pelo corpo.

O vento é essencial para o movimento e existência da qualidade dos demais doshas. Quando o vento está funcionando normalmente, todas as atividades do corpo, estão em harmonia. O vento conduz a energia interna, alimentando o corpo de “energia vital”.
A medicina thai foi herdada da Índia e recebeu durante sua evolução influências da medicina da China. Os alongamentos do yoga indiano mesclaram-se aos pontos de acupressão da medicina chinesa.
Como uma das características principais da massagem, ela é recebida com roupas, dispensando o uso de óleos ou cremes. O terapeuta utiliza mãos, polegares e pés para pressionar, comprimir, pisar e alongar seus pacientes.
Em 1690, um membro da corte do Rei Luiz XIV, escreveu ao rei relatando a massagem da seguinte forma: “Quando alguém adoece no Siam, a primeira coisa que faz é buscar ajuda para que seu corpo todo, seja pisoteado, esticado e moldado por alguém habilitado”. Simon de La Bouvére.
Tradicionalmente, a thai yoga massagem praticada na região sul e central da Tailândia se diferencia da praticada no norte por utilizar mais pressão de pontos, enquanto no norte se observa maior utilização de alongamentos.
Porém, tanto no sul como no norte, o alongamento é componente irrestrito da thai yoga massagem e beneficia quem recebe a terapia por aumentar a amplitude de movimento e a flexibilidade, melhorar a postura e a oxigenação dos músculos, prevenir lesões, contraturas, estiramentos, distensões e reequilibrar a saúde do organismo por favorecer o fluxo de energia vital ou vento.
Professor Diego Carlos Marquete (estudioso em terapias manuais e facilitador do curso aqui em Lisboa).

 

Sem comentários:

Enviar um comentário